Problemas com baterias de notebook viciados, saiba como resolver

Com certeza jogar fora não a é mais uma opção boa.

O site Tecnomundo fez uma reportagem muito importante sobre como melhor aproveitar as baterias de notebook viciadas, por achá-la de extrema importância, resolvi também disponibilizá-la aqui, para melhor divulgação, com um adendo do Windows 7.

Bateria de notebook.As baterias de notebook costumam ter os mesmos problemas que as de celular, ou até mesmo pilhas comuns recarregáveis. Os chamados “efeito memória” e “bateria viciada” são termos muito utilizados nesses casos.

Geralmente, as informações incorretas fornecidas pelo medidor de bateria aparecem quando o notebook é deixado muito tempo sem uso (como alguns dias), ou mesmo depois de muito tempo de uso contínuo e exaustivo. Isso pode ser facilmente resolvido se você executar um procedimento chamado “recalibrar a bateria”.

Recalibrar sua bateria nada mais é do que o ato de efetuar um ciclo de carga completo — carga máxima e carga mínima. Isso fará com que o medidor seja regulado, mostrando a carga real.

Vale lembrar que há um atraso na informação do medidor e, portanto, o restante de carga da bateria é sempre um pouco menor do que o informado.

1. Ligue o notebook com o cabo de energia conectado e espere que a bateria seja carregada ao nível máximo.

2. Retire o cabo de energia para que a carga da bateria comece a ser usada.

Windows XP:

3. Abra o Painel de Controle e localize o ícone “Opções de Energia“. Mude as opções da aba “Esquemas de Energia”, para que elas fiquem exatamente como as da imagem abaixo.

Configurações de energia.

4. Clique em OK e aguarde, ou continue utilizando o notebook para que toda a carga da bateria seja usada. Se avisos de baixa carga aparecerem, ignore-os.

5. Deixe o computador ligado até que ele desligue sozinho pela falta de energia. CUIDADO: é recomendável que você não utilize o notebook para que nada esteja sendo executado quando ele desligar.

6. ESTE PASSO É MUITO IMPORTANTE: RETIRE a bateria do notebook e deixe-a “descansar” por 4 a 5 horas.

7. Por fim, conecte-a novamente ao computador, plugue o cabo de energia e ligue o notebook já com a sua bateria calibrada e o medidor de energia marcando a quantidade correta.

Windows Vista:

O procedimento no Windows Vista é praticamente o mesmo, mudando somente a maneira com que as opções de energia são mostradas.

3. Abra o Painel de Controle e entre nas Opções de Energia.

4. Selecione o plano “Alto desempenho” e clique no link “Alterar configurações do plano”.

5. Mude as opções para que elas coincidam com a imagem abaixo.

Alterando configurações de energia

6. Clique no link “Alterar configurações de energia avançadas”.

7. Na janela que se abrirá, altere todas as opções que possam fazer com que o notebook economize bateria, fazendo assim com que ela acabe mais rápido.

*O restante dos passos é idêntico ao Windows XP (passos 4 a 7 do parágrafo anterior).

Windows 7:

Para abrir as configurações de “Opções de Energia” no Windows 7, acesse o menu iniciar e clique em “Painel de controle”, dentro de “Painel de controle, clique em “Hardware e Sons” e em seguida “Opções de Energia”.

Se preferir, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a bateria que fica na barra de tarefas (Perto do relógio) e clicar na opção “Opções de Energia” para abrir uma janela como a imagem abaixo:

Opções de energia

Clique em “Escolher tempo para desligar o vídeo” e na opção “Na bateria”, diminua o tempo de todas as opções, abaixe o brilho para o mínimo possível, assim, toda vez que você sair de perto do notebook e demorar para voltar, o sistema vai seguir um processo de desligamento dos periféricos determinado pela configuração que você realizou, além disso, enquanto estiver na bateria, o sistema vai utilizar menos brilho no monitor, o que faz com que o dispositivo gaste menos energia.

Opções de energia

Modifique as configurações de fechamento da tampa

Essa parte é mais utilizada para seu conforto, clique em “Escolher a função do fechamento da tampa” e escolha o que você deseja que o sistema faça quando você fechar a tampa do seu laptop, as minhas configurações estão como as da imagem abaixo, se quiser copiar eu não vou cobrar nada (Brincadeira), segue a imagem:

Opções de energia

Windows 7 contribuição site todoespacoonline.

Posts relacionados:

De passando a futuro, como nasceu e que pode acontecer aos notebooks…

Notebook com 2 telas de toque vai brigar com iPad e Kindle

Dell lança Notebook para jogos

Notebook vs PC Desktop: Vale a pena trocar o desktop por um Notebook?

Roubaram meu notebook! E agora? Tem solução é não é tabajara

Uma única fonte para até oito notebooks

Como instalar o Windows XP em Notebook DELL com Windows Vista.

About these ads

15 comentários sobre “Problemas com baterias de notebook viciados, saiba como resolver

  1. Bom dia, eu trabalho com manutenção em NotBocks, e essa materia e uma grande ajuda, e tambem para que possamos passar para os nossos clientes. Eu particularmente não sabia desse detalhe, que se poderia recuperar baterias viadas.

  2. Olá!
    Muito boa a iniciativa de escrever este artigo. Apenas preciso sugerir uma pequena correção no título que pode gerar interpretações equivocadas como a do Jorge Barcellos: a bateria viciada (ou seja, que não atinge mais a sua capacidade nominal de carga) não tem conserto, assim como qualquer outro tipo de bateria.
    O que o artigo explica é como resolver o problema da informação incorreta do medidor da bateria.
    Essa é uma diferença muito importante.
    Um grande abraço e sucesso.

  3. Será que fazendo isso resolvo o problema de sempre ter usado meu laptop novinho direto com o cabo ligado na tomada? Agora ele só funciona assim, senão as 6 baterias acabam em meia hora.
    Sou 0 em informática, mas gosto muito do assunto. Alguém pode me dar uma dica?

  4. Boa Noite!
    costuma usar meu notbook direto na energia sem a bateria ele estava muito lento,notei que quando comecei a usar só a betria ele ficou normal modelo elitebook da hp cori i5 mas agora ele demora muito a carregar passou cerca de 2 horas e 30 minutos e só carregou 7%.gostaria de saber se você pode me ajudar?

  5. Sempre que possivel uso o notebook com o adaptador AC desligado para cumprir o processo de descarga (30% da carga total ) e carga (100%) pois não me dei bem acreditando que as baterias modernas não tem memoria.

  6. Muito bom artigo, apenas uma observação para enriquecer o texto. A bateria precisa ser descarregada ao máximo possível para somente depois ser totalmente carregada. Por isso é recomendado pressionar o “botão Liga/Desliga” para ligar o aparelho até que não se consiga mais ligá-lo, pois em alguns casos a bateria ainda retém pequena quantidade de energia.

    http://www.bananainformatica.com.br/dicas-para-calibrar-bateria-do-notebook

  7. Minha bateria esta com um X vermelho na frente dizendo :CONSIDERE A SUBSTITUIÇÃO DA BATERIA.

    O que seria isso?! Tenho realmente que comprar outra bateria?!

    Muito Obrigado

  8. Valeeeeeeeeeeeeeu, meu notbook estava aparecendo mensagem de substituição da bateria, achei estranho, já q ele possui 4 meses que comprei, fiz esses procedimento, minha bateria voltou ao normal, a mensagem sumiu e ta segurando carga normal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s