Qual tal criar um scrapbook com suas fotos do final de semana

Um dos efeitos da fotografia doméstica ter se tornado digital foi que o encanto meio infantil do álbum de fotos da família se perdeu.
Em vez dele, temos montes de diretórios em nosso disco rígido, repletos de imagens digitais. Essas lembranças congeladas no tempo podem até ir parar em um blog ou site de compartilhamento de imagem, mas quase nunca são impressas e afixadas em um fichário com legendas escritas à mão para serem folheadas por muitas e muitas gerações.

Mas essa arte não precisa ser enterrada.

Neste projeto, vamos ensinálo a pegar essas fotos digitais e reproduzir a tradição atemporal de colálas em uma página de recortes. Recapture esses momentos digitais com o charme analógico de outrora! Este projeto se concentrará na criação das cantoneiras de álbum.
Embora nosso fichário tenha sido inteiramente criado no Photoshop, ele fica meio fora do escopo do projeto, por isso sugerimos assistir ao tutorial em vídeo de nosso site.
Note também que em vez das instruções passo a passo para reproduzir a imagem exata vista aqui, mostraremos como obter cada efeito e usálo como você desejar em suas próprias imagens.

Assim, reúna suas fotos digitais e entre em nosso site, abra o Photoshop e juntese a nós nesta viagem no tempo em que ninguém precisa saber usar uma tesoura!

 

TEM QUE TER ESTILO!

Veja como os estilos predefinidos ajudam a ganhar um tempão

 

01 Junte suas fotos

Abra a imagem “PhotoAlbum.png” de nosso arquivo e use File > Place para abrir seus cliques como Smart Objects. Em uma nova camada, faça uma seleção quadrada sobre o canto de uma das fotos. Vá a Edit > Fill e selecione 50% Grey no menu Content.

 

02 Corte os cantos

Vá a Select > Transform Selection e segure Shift ao rotacionar a seleção, fazendoa parar em 45 graus. Aumente a seleção e reposicionea de forma a tocar os cantos do quadrado cinza. Aplique a transformação e pressione Delete para recortar o quadrado. Cancele a seleção com Ctrl/Cmd + D.

 

03 Faça com estilo

Abra o painel Style e clique no triangulozinho para baixo no canto superior direito para ativar o menu de contexto. Escolha Load Styles e navegue até o arquivo ScrapBookStyles do site. Depois de carregar os estilos, desça a página e aplique o estilo ClearPlastic. Faça cópias nos outros três cantos.
DICA
Segurança em grupos.
Este projeto tende a gerar muitas camadas.
Cada foto terá uma sombra sob sua camada, e cada cantoneira terá ao menos uma camada.
Não é difícil se perder na pilha de dezenas de camadas sem nome.
É enlouquecedor tentar selecionar exatamente as camadas certas para reposicionar uma foto e suas cantoneiras! Resolva o dilema agrupando as camadas de maneira inteligente.
Selecione diversas camadas com Shift + clique nas miniaturas no painel Layers e pressione Ctrl/Cmd_G.

04 Selecione uma máscara

Ctrl/Cmd e clique na miniatura da foto para criar uma seleção. Vá a Select > Modify > Contract e digite o valor de 15px. Com essa nova seleção, crie uma máscara de camada em Layer > Layer Mask > Reveal Selection. Uma imagenzinha em preto e branco aparecerá ao lado da miniatura da camada – tratase da miniatura da máscara.

 

05 Borda rasgada

Verifique se a máscara de camada está selecionada e abra a Filter Gallery. Selecione o filtro Torn Edges e acerte Image Balance para 27, Smoothness para 9 e Contrast para 15. Adicione uma nova camada de efeito usando o ícone na parte de baixo da galeria. Selecione o efeito Spatter com Radius de 16 e Smoothness de 15.

 

06 Trabalho nas sombras

Aplique um estilo de camada Drop Shadow à camada da foto. As configurações padrão bastam no momento. Depois, clique com o botão direito/dê Cmd + clique no ícone FX dessa camada para abrir um menu de contexto.
Escolha Create Layers e o Photoshop criará a sombra projetada em sua própria camada.

TOQUE DE REALISMO

Estilos e filtros enlatados trazem veracidade

07 Dobre a sombra

Na camada da sombra passe um Gaussian Blur de 2 pixels (no menu Filter > Blur). A seguir, vá a Transform > Warp e puxe os cantos da sombra até encontrar a foto. Afaste os lados inferior e direito ligeiramente da foto para dar uma aparência mais realística à sombra.

08 Cantos brilhantes

Use a ferramenta Rectangular Shape para desenhar um quadrado. Pegue a ferramenta Path Selection e segure Alt/Opt para arrastar uma cópia do demarcador e posicionar a duplicata conforme mostrado. Pressione Ctrl/ Cmd + T para transformar o demarcador e diminuir ligeiramente o tamanho dele. Use o ícone na barra de opções para ajustar o modo do demarcador para Subtract From Shape Área.

09 Demarcador torto

Use o método de Alt/Opt e arrastar para criar uma cópia do demarcador duplicado. Transforme essa cópia para rotacionála a 45 graus e redimensione-a até que atinja os cantos opostos do demarcador original. Verifique se esta cópia também está definida como Subtract e pressione o botão Combine para simplificar toda a rede de demarcadores em uma única forma.

10 Atalho de rasterização

Aplique o estilo Plastic Jewel à cantoneira. Eis um jeito simples de rasterizar a forma vetorial e os estilos de camada em um só passo. Crie uma camada em branco diretamente sobre a camada da forma da cantoneira. Segure Shift, clique em ambas as miniaturas de camada para selecionálas e pressione Ctrl/Cmd + E para mesclálas.

11 Tratamento plástico

Segure Ctrl/Cmd e clique na camada da cantoneira para criar uma seleção. Em seguida, usando o menu Select > Modify, contraia a seleção em 15px, aplique Smooth a 15px e um Feather de 5px. Vá a Filter > Artistic > Plastic Wrap e use uma força de Highlight de 15, Detail de 5 e Smoothness de 5. Finalize cancelando a seleção. Repita nos outros cantos.

ESCANEIE AS LEGENDAS

Em qualquer scrapbook ou álbum de lembranças, são as legendas que dão vida às imagens e contam uma história. Em vez de tentar encontrar uma fonte convincente, que tal escrever as legendas à mão (ou pedir para alguém com uma letra bonita) e escaneálas?

Escaneie!

Escreva as legendas em um papel bem branquinho. Faça algumas variações para ter escolha e escaneie o papel em cores. Use uma resolução alta o bastante para se adequar ao projeto – neste caso, 300dpi.

Mesclagem

Abra a imagem escaneada e arrastea para o projeto para que seja criada uma nova camada. Em vez de tentar apagar toda a área branca, basta mudar o modo de mesclagem para Multiply. Para mudar a cor da tinta, adicione uma camada de ajuste de Hue/Saturation vinculada à camada da legenda.

Copie

Se tiver usado uma camada de ajuste, mesclea à camada da legenda antes de continuar. Para posicionar cada legenda como necessário, crie uma seleção retangular ao redor de uma legenda e dê Ctrl/Cmd + J para copiála em uma nova camada independente.

12 Encaixes

Use a ferramenta Rounded Rectangle com um raio de canto a 25 pixels para desenhar uma cantoneira quadrada no canto de outra foto. Se a foto tiver uma sombra personalizada, a aba deve estar também por baixo dela. Aplique o estilo personalizado chamado Cardboard Tab.

13 Seção cruzada

Use a ferramenta Rectangle para desenhar um retângulo bem fininho acima do canto da foto. Esse retângulo deve ter a mesma cor e estilo da aba que está abaixo dele. Rotacione a forma até a posição certa para que se torne uma aba na qual o canto da foto se encaixa.

14 Magia das máscaras

Abra a caixa Layer Style da aba e, nas opções de mesclagem, clique na caixa Layer Mask Hides Effects. Adicione uma máscara de camada e use um pincelzinho com tinta preta sobre a máscara para ocultar delicadamente as bordas da aba, que deverá se mesclar perfeitamente à cantoneira.

DICA

Crie uma borda branca
Para criar a borda branca ao redor de uma foto, faça uma nova camada abaixo da foto e dê Ctrl/Cmd + clique na miniatura da foto para selecionar aquela forma. Vá a Select > Modify > Expand e digite um valor de 35 pixels. A seleção será aumentada, mas perderá os cantos defi nidos. Use a ferramenta Rectangular Marquee e alinhe-a à seleção para englobar também os cantos. Preencha a seleção com branco e mescle-a com a camada da foto.

15 Ajuste de estilo

Abra outra vez os Layer Styles da aba e adicione um estilo Outer Glow. Mude a mesclagem para Multiply, Opacity para 50%, Color para cinza escuro e Size para 13 pixels. Assim, fica parecendo que a foto está curvadinha sob o encaixe.

16 Finalize

Quando terminar com suas fotos e cantoneiras, reúna seus grupos em um só e rotacione o projeto inteiro em um ângulo mais interessante e atraente. Inclua sua textura favorita de tampo de mesa no fundo e saia por aí exibindo seu álbum de fotos antigomoderno!

About these ads

Um comentário sobre “Qual tal criar um scrapbook com suas fotos do final de semana

  1. Pingback: Coloque aquele seu amigo bebum literalmente dentro da garrafa utilizando photoshop « W and D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s